segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Greve de servidores do INSS atrapalha pedidos de aposentadoria


G1     -     17/08/2015




Greve dos servidores do INSS atinge todo o país. Eles pedem reajuste de salário e incorporação de gratificações.

A greve dos servidores do INSS já dura mais de um mês e quem precisa entrar com pedido de aposentadoria e pensão está sofrendo com a paralisação.

A greve dos servidores do INSS atinge todo o país. Eles pedem reajuste de salário e incorporação de gratificações.  O último boletim divulgado pelo INSS mostra que das 1,6 mil agências, em 860, mais da metade (54%), o atendimento é parcial e mais de 280 agências estão totalmente paradas.

Em uma delas em Taguatinga, a 20 km de Brasília, só as perícias médicas estão sendo feitas. Parte dos funcionários está trabalhando, mas os pedidos de aposentadoria e pensão estão parados.

A greve começou na primeira semana de julho. De lá pra cá, governo e sindicato ainda não chegaram a um acordo e a população vai ter que esperar. Na semana passada, uma decisão da justiça determinou que pelo menos 60 % dos servidores das agências mantenham o atendimento.

Um dos diretores da federação nacional dos sindicatos da categoria diz que eles estão cumprindo a determinação. "O impacto maior são nos atendimentos diretos que são as necessidades aposentadoria, auxílio-doença. Funcionando precariamente. Greve não é bom para ninguém", fala Djalter Felísmino.

O INSS diz que está fiscalizando o trabalho nas agências.  Para quem não foi atendido durante a greve ou tem alguma marcação, a orientação é ligar na central, no telefone 135, e remarcar o atendimento. Enquanto isso a espera é longa.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra