quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Reajuste dos salários de servidores do Judiciário


BSPF     -     05/08/2015




O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, promoverá nesta noite uma reunião com presidentes de tribunais superiores na tentativa de construir um acordo sobre o reajuste dos salários de servidores do Judiciário, conforme está sendo debatido com o Poder Executivo. As negociações entre a Corte e o Ministério do Planejamento têm apontado um aumento superior a 40%, de acordo com fontes que acompanham a negociação.

Servidores do Judiciário protestam em frente ao STF na tarde desta quarta-feira, enquanto os ministros participam de sessão ordinária. O STF tem pressa em obter uma solução para o caso, na tentativa de conter movimentos grevistas.

O governo sinalizou que aceitaria uma proposta de 41% de reajuste para os quadros do Judiciário. O Supremo tenta empurrar o aumento para próximo de 46%. Pela proposta em debate, o valor intermediário deverá ser parcelado em quatro anos - e não três, conforme pleito inicial da categoria - e começará a ser pago a partir do ano que vem, de acordo com fonte que participa das conversas.

No primeiro semestre, o governo chegou a propor ao STF um reajuste de 21,3% à categoria, igual ao oferecido para todos os servidores públicos. O presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, indicou ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que a proposta não seria aceita pela categoria. A negociação entre os dois Poderes foi atropelada pela aprovação no Senado do projeto de lei que fixa um reajuste de 56,4% a 78,6%, após intensa manifestação dos servidores nos arredores do Congresso. O projeto foi vetado na íntegra pela presidente Dilma Rousseff e as conversas entre os dois Poderes foram retomadas há pouco mais de dez dias.

(Agência Estado)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra