quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Senado aprova reajuste menor aos servidores do MPU


Jornal Metro Brasília     -     26/08/2015




Pauta-bomba. Acordo derruba aumento de até 78% à categoria, que receberá mesmo índices do Judiciário. Texto vai a votação da Câmara

O Senado conseguiu desarmar uma nova 'pauta-bomba' e aprovou, por 45 votos a favor e 28 contra, o reajuste menor aos servidores do MPU (Ministério Público da União) e do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
A categoria terá a mesma correção dos servidores do Judiciário: 41,5% em quatro anos, a partir de 2016. Ficaria assim: 9,28% no próximo ano. As demais são: 9,27%, em 2017; 8,81%, em 2018; e 8,40%, em 2019.

O texto segue para votação na Câmara e, se não for alterado, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposta original previa um reajuste entre 53% a 78,56%, de acordo com a carreira, escalonado em seis parcelas, de julho de 2015 até dezembro de 2017. O reajuste é resultado de um acordo entre os sindicalistas e o Ministério do Planejamento, que tem apenas até a próxima segunda-feira para fechar os reajustes salariais, que serão incluídos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). "Com todo respeito aos servidores, o Brasil não está em condições de dar um aumento próximo a 80%", afirmou o senador Valdir Raupp (PMDB-RR), autor da proposta alternativa.

Garantias

Se o acordo for mantido também pelo deputados, Dilma assumiu o compromisso de não vetar a proposta. "Esse aumento não será vetado. Esse acordo foi fruto de uma discussão entre vá- rias entidades do ministério público da União", declarou o líder do governo no Senado, senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Protestos

Em greve desde 10 de junho, os servidores do Judiciário ainda tentam recuperar o reajuste salarial médio de 59,49%, aprovado pelo Congresso, mas vetado no mês passado pela presidente, em função do impacto de R$ 1,5 bilhão somente este ano. Um grupo se reuniu no gramado em frente ao Congresso Nacional pedindo que a derrubada do veto seja colocada em pauta.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra