domingo, 9 de agosto de 2015

Sobre o reajuste dos auxílios aos servidores do Poder Executivo


BSPF     -     09/08/2015




O Governo promete reajustar os auxílios alimentação, creche e saúde dos servidores vinculados ao Poder Executivo da União para o próximo ano.

Na proposta, com efeitos a partir de janeiro de 2016, ofertam-se aumentos percentuais de 22,5% para a alimentação e 23% para a saúde, benefícios que atingem praticamente todos os servidores. O auxílio-creche, pago aos servidores com dependentes (do nascimento até 5 anos de idade), foi o que obteve a maior revisão, aumentando em 317%.

A divulgação veio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na esteira da discussão sobre o reajuste linear de 21,3% nos vencimentos do funcionalismo, parcelado para os próximos quatro anos.

O problema maior é a acentuada diferença entre os benefícios pagos pelo Poder Executivo e aqueles do Poder Judiciário e Legislativo. Alimentação, creche e saúde tem o mesmo custo, independe do órgão em que trabalha o servidor. O ideal seria equiparar os auxílios pelo maior pago (normalmente do Legislativo da União), mas os percentuais oferecidos reduzem a defasagem histórica dessas parcelas e evitam distanciamento ainda maior (em especial no caso do auxílio-creche).

O que não se pode confundir é o ganho na despesa de custeio (auxílios e demais parcelas indenizatórias) com o ganho na despesa de pessoal (remuneração). A valorização do custeio tem outra finalidade: compensatória. O ganho real somente é alcançado com o reajuste digno das remunerações.


Fonte: Rudi Cassel (Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra