sábado, 8 de agosto de 2015

Ti-ti-ti na Esplanada


Vera Batista
Correio Braziliense     -     08/08/2015




Além de jogar uma bomba  de R$ 2,4 bilhões anuais na folha de pagamento da União, a PEC nº 443/2009 reacendeu ressentimentos entre categorias do funcionalismo federal. A vinculação dos salários de advogados públicos, delegados e procuradores a 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) eleva o ganho mensal deles em fim de carreira para R$ 30,4 mil. E cria um fosso com os não contemplados. Em protesto, agentes, escrivães e papiloscopistas (EPAs) da Polícia Federal, vão discutir, na segunda-feira, indicativo de greve com início ainda em agosto.

"A categoria está irada. Com esse projeto, os delegados vão ganhar quase o triplo dos EPAs. Não podemos permitir essa estagnação no fundo do poço", disse Jones Leal, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Outra classe que esperneou foi a dos auditores fiscais da Receita Federal. O sindicato  da categoria (Sindifisco) orientou os ocupantes de cargos de chefia a entregá-los. "A irritação é imensa. Estamos sendo desprestigiados. O tratamento desrespeitoso do governo prenuncia dias difíceis", alertou Cláudio Damasceno, presidente da entidade.

Outra rixa foi reativada: associações da magistratura e do Ministério Público discordaram da vinculação da PEC, por entenderem que suas carreiras têm maior grau de responsabilidade e complexidade. Para a a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) a afirmação "foi por demais infeliz e discriminatória".


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra