quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Luta contra o fim do abono permanência


Alessandra Horto
O Dia     -     11/02/2016




A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), entidade que representa mais de 500 mil servidores federais, vai intensificar a atuação no legislativo após o recesso de Carnaval. A direção está atenta às propostas que podem prejudicar os servidores, o primeiro da fila é a PEC 139/15, que propõe o fim do abono de permanência.

O objetivo é buscar uma reunião com o deputado federal André Fufuca (PEN-MA) que está nomeado para ser o relator do texto. Os dirigentes sindicais querem apresentar argumentos e debater os impactos negativos da aprovação da proposta. O abono é um reembolso da contribuição previdenciária devido ao servidor que esteja em condição de se aposentar, mas que optou por continuar em atividade.

Se o fim do abono de permanência for aprovado pelo Congresso, mais de 101 mil servidores podem deixar de receber o incentivo. Na avaliação da confederação, por se tratar de uma emenda constitucional, a PEC também pode impactar negativamente o atendimento nos estados e municípios. Pelas contas do governo, o fim do abono vai gerar economia de R$1,2 bilhão em 2016. O abono equivale a 11% dos vencimentos do servidor, o percentual é o mesmo da contribuição previdenciária.

A Condsef está empenhada também em lutar contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555/15. O PLS tramita em regime de urgência e prevê a transformação de empresas públicas, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, em sociedades anônimas de economia mista. De acordo com a entidade, na prática, a medida fomenta a privatização colocando patrimônios públicos a serviço do mercado. Para a Condsef, é preciso garantir o debate com a sociedade, interessada direta no atendimento final.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra