sexta-feira, 20 de maio de 2016

Votação para aumento do Judiciário Federal fica para semana que vem


Alessandra Horto
O Dia     -     20/05/2016




Rio – Em negociações com lideranças da Câmara dos Deputados, representantes do movimento sindical do Judiciário Federal obtiveram ontem a sinalização de que o PL 2.648, que reajusta os vencimentos da categoria em até de 41,47%, deve ser votado na terça ou quarta-feira. Uma reunião de líderes da Casa vai definir na segunda-feira os temas que da pauta da semana. O reajuste será escalonado entre 2016 e 2019.

Ontem, o presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Vieira, e outros dirigentes sindicais estiveram no plenário ao longo do dia acompanhando as votações de MPs que travavam a pauta. O objetivo inicial era de incluir o PL 2.648 na pauta de ontem, o que acabou não acontecendo. A reunião de líderes na manhã de ontem decidiu apenas que seriam apreciadas duas das quatro medidas provisórias que atravancam as votações: a MP de combate ao vírus Zika e a que trata de contratos de concessão de energia.

A inclusão do PL que aumenta os salários dos servidores do Judiciário depende também de política interna da Câmara. Segundo o presidente do presidente do Sisejufe, o cenário de votações pode melhorar, caso o presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), se afaste da condução dos trabalhos do plenário.

“Se ele (Maranhão) for cuidar apenas das reuniões de líderes e dos assuntos administrativos da Presidência da Câmara e as sessões sejam presididas por outros parlamentares, como está sendo cogitado, haverá espaço para votação de propostas”, avaliou Valter Nogueira.

Os dirigentes sindicais também se reuniram com o líder do PT, Afonso Florence (BA). Ele confirmou que a bancada do partido vai manter em obstrução na Câmara as medidas de retirada de direitos que o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) mandar. Garantiu, no entanto,em relação ao reajuste dos servidores do Judiciário Federal não vai haveria problemas para votação. Para os sindicalistas, Florence disse que o partido vai exigir que os acordos firmados sejam cumpridos pelo governo interino.

REUNIÃO SOBRE O PL 2

Com os atrasos nas votações do PL 2.648, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski iria se reunir ontem com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, para cobrar celeridade na apreciação da proposta. Jucá já havia informado que o projeto de recomposição salarial do Judiciário Federal será mantido pelo governo interino.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra