BSPF - 09/04/2018
Esperar a liberação de um concurso é, sem dúvida, a
motivação mais forte para a ansiedade dos concurseiros. Nesse quesito, os
candidatos aos cargos do Executivo federal estão se superando. Para a maioria
das carreiras mais cobiçadas, a espera tem sido de, no mínimo, três anos
(contando o anúncio oficial de suspensão de 2015). Nos capítulos dessa novela
estão pedidos de autorização apresentados, rejeitados e arduamente negociados.
O certo é que o Ministério do Planejamento tem tratado o assunto a conta-gotas
enquanto as necessidades de servidores têm sido represadas.
Não é segredo que o contexto político e econômico vem sendo
catalisador de tanto cuidado na hora de liberar seleções de novos servidores.
Quando o assunto é gasto público, o item “concurso” – às vezes, até mais que
“servidores públicos” – é pauta certa. A imagem dos funcionário públicos não é
mesmo muito benquista pela opinião pública, porém, fora dos holofotes, o que se
vê é o esvaziamento perigoso dos quadros.
"Em 2017, houve o maior número de aposentadorias no Executivo
federal registrado desde 1998: 21.371 solicitações entre janeiro e novembro,
número 46,7% maior que os 12 meses anteriores. E, na contabilidade do
Ministério do Planejamento, 210 mil dos 635 mil servidores ativos atualmente
estarão aptos a fazer o mesmo pedido na próxima década. Ou seja, mais de um
terço de toda força de trabalho poderá mudar de lado no orçamento"
Não só as aposentadorias ameaçam o pleno funcionamento da
Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), do Banco Central, do
Ministério do Trabalho, da Receita Federal ou do INSS, só para citar alguns…
Somados, requisitam permissão para preencher nada menos que 16,6 mil vagas.
A PRF e a PF saíram na frente dessa fila, com a criação do
Ministério da Segurança Pública no final de fevereiro, e têm garantidos 500
cargos cada, para preenchimento ainda neste ano. As expectativas levam a crer
que os editais serão publicados até junho e, conforme o Decreto 6.944/2009, as
seleções poderão ocorrer a partir de agosto.
Conta que não fecha
Preocupado com a reposição do quadro de profissionais e a
ameaça de não fechar a conta com tantas aposentadorias, o governo federal
colocou na mesa uma proposta que já provocou alarde tanto nos sindicatos e federações
quanto junto aos potenciais futuros servidores.
Está na Casa Civil, esperando momento oportuno para seguir
ao Congresso, um projeto de lei que limita em até R$ 5 mil a remuneração
inicial dos novos servidores de 300 carreiras e, de quebra, aumenta a
quantidade de degraus de mais ou menos 300 postos. O texto deve ser encaminhado
acompanhando de uma medida provisória para vigência imediata.
Sob o argumento de reduzir a disparidade entre as
remunerações do setor privado e do público – atualmente, a remuneração média é
67% maior nos quadros públicos –, para evitar a alta rotatividade de “caçadores
de salário” e incentivar crescimento na carreira por mais tempo, a proposta, se
aprovada, tem potencial de gerar economia de R$ 70 milhões em 10 anos, um motivo
bem mais robusto para a manobra. Sem essa movimentação da Casa Civil, o freio
está puxado para autorizações de concursos neste ano.
A medida do governo federal já tem duas exceções, e pode-se
esperar por mais: professores dos institutos federais de ensino e delegados da
Polícia Federal. Entidades representativas das carreiras de Estado, cujas
remunerações ultrapassam R$ 15 mil, estão mobilizadas e dispostas a fazer
pressão para evitar que o texto passe. Há quem acredite que não haverá contexto
político suficiente para aprovação do projeto de lei.
Para os concurseiros, só a possibilidade de mudança já tem
sido razão para repensar todo o investimento de tempo, dinheiro e esforço
(físico, mental e emocional) de passar pelas seleções, que estão cada vez mais
complexas e restritivas. Não foram poucas as falas de especialistas do mercado
de concurso que garantem: a redução dos salários iniciais irá afastar os
melhores profissionais. Estão todos em compasso de espera, mais uma vez.
Só uma questão é certa: os concursos vão continuar. Mesmo
com todas as polêmicas e incertezas, com toda complexidade e dificuldade das
provas, esse sistema previsto constitucionalmente ainda é o formato mais
transparente e eficiente de seleção de servidores.
Por Letícia Nobre
Fonte: Metrópoles (Coluna Vaga Garantida)