domingo, 10 de dezembro de 2017

Policiais federais estão sujeitos ao Regime de Previdência Complementar, confirma TRF-1


BSPF     -     10/12/2017




Brasília – Decisão judicial confirma que policiais federais ingressos no serviço público após 04/02/2013 estão sujeitos ao Regime de Previdência Complementar (RPC). O reconhecimento foi feito pela Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1) em sessão realizada na última quarta-feira (06/12), em Brasília.

Movida desde novembro de 2014 pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal da Bahia, a ação judicial visava excluir os policiais federais do novo regime previdenciário instituído pela Lei n° 12.618/2012. Após sentença favorável em primeira instância, o TRF-1 deu provimento às apelações da União e da Funpresp-Exe e julgou improcedente o pedido.

O colegiado reconheceu que a previsão constante no art. 40, parágrafo 4°, da Constituição Federal, autoriza apenas a adoção de requisitos e critérios especiais para a concessão de aposentadoria, mas não garante direito à paridade e à integralidade, inexistentes desde a vigência da EC 41/2003. Afirmou, ainda, que o conceito da expressão “proventos integrais”, contida na LC 51/85, não significa integralidade (valor da última remuneração na ativa).

Esta não é a primeira manifestação de um Tribunal Regional Federal. Em setembro, o TRF-4 também reconheceu que policiais devem estar sujeitos ao RPC. A decisão ainda pode ser objeto de recurso aos Tribunais Superiores.

Fonte: Funpresp


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra