sábado, 18 de julho de 2009

Mudança na jornada desperta amor e ódio na Anatel


Por: Luciano Pires
Blog do Servidor - 18/07/2009

Inspirado por Mariana Mazza, ex-colega aqui doCorreio Braziliense, o blog entra (com atraso) em uma polêmica que anda tirando o sono de muita gente na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


É que por meio de uma portaria baixada no mês passado, a agência flexibilizou a jornada de trabalho dos funcionários. Teve quem gostou, mas teve também quem odiou a mudança.

A jornada semanal de 40 horas ficou assim: 35 horas semanais com 5 horas de sobreaviso. Há servidores cumprindo 7 horas diárias corridas, sem almoço.

O novo ritmo de trabalho agradou muitas áreas, que apesar do batidão e do corre-corre, acabam ficando com a manhã ou a tarde livres. Outros setores, no entanto, não se adaptaram tão bem, especialmente aqueles instalados fora de Brasília. "Particularmente acho errado, uma vez que o entendimento do STF nos últimos julgamentos é de que quando não há uma regulamentação através de lei ( vide o problema da greve ), vale a analogia com a CLT para os servidores do RJU. Sempre prevalecem os interesses dos servidores de Brasília, onde é a sede (eu sou de São Paulo)", reclama um servidor que mandou e-mail ao blog.

Os servidores contrários à medida dizem que a agência teve de se explicar junto à Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento - a SRH não confirma, pelo menos por enquanto, que isso tenha ocorrido.

E para não ficar com a impressão de que quem é contra a mexida na jornada quer, no final das contas, trabalhar menos aí vai o trecho final do e-mail do servidor indignado: "Não estamos reivindicando redução de jornada nem nada. O correto seria manter as 8 horas diárias com almoço ou 6 horas com intervalo de 30 minutos dividido em dois, como funciona para o CLT, e não "7 horas ininterruptas" como consta na portaria 430/2009".

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra