terça-feira, 20 de março de 2012

Depois de parecer favorável do relator, CAE adia para terça-feira discussão sobre Funpresp



Agência Brasil     -     20/03/2012





Brasília - A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal voltará a discutir, na próxima terça-feira (27), o projeto de lei que cria a Fundação de Previdência Complementar para os Servidores Públicos Federais (Funpresp). Os senadores, por sugestão do próprio relator, José Pimentel (PT-CE), decidiram pedir vista coletiva ao projeto. Ele leu seu relatório e deu parecer favorável à matéria.

“Queremos abrir vista coletiva para podermos conversar e fazer as composições que são legitimas”, disse. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), disse que “esse é um assunto complexo” e, por isso, concordava com o pedido de vista. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também aceitaram o pedido.

Pimentel, que já foi ministro da Previdência no governo Luiz Inácio Lula da Silva, disse no parecer que com esse projeto o governo está criando “regras semelhantes para todos os trabalhadores”.

O relator ressaltou ainda que o novo regime só será aplicado aos servidores que ingressarem no serviço público depois da aprovação da proposta, o que mantém os direitos adquiridos daqueles servidores que já estão no serviço público.

O projeto de lei que cria a Funpresp tramita no Senado em regime de urgência. A ideia é que cada um dos Três Poderes tenha sua previdência complementar. O projeto estabelece que os servidores contratados após a aprovação da Funpresp contribuirão com 11% sobre o teto do Regime Geral de Previdência, hoje em R$ 3.691,74, valor da aposentadoria à que terão direito. Caso queiram receber um benefício maior, eles terão de contribuir para a Funpresp.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra