quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto aumenta pena para agente público condenado por fraude previdenciária



Agência Câmara de Notícias     -     07/03/2012





A Câmara analisa o Projeto de Lei 3193/12, do deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que prevê a perda de cargo, função ou emprego público para quem for condenado por apropriação indébita previdenciária. A proposta inclui dispositivo ao Código Penal (Decreto-Lei 2848/40).

Pelo projeto, quem for condenado por esse crime também ficará impedido de ocupar cargo, função ou emprego público pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Atualmente, o Código Penal já estabelece pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa para quem deixar de repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos trabalhadores, no prazo e na forma legal.

O autor explica que o Código Penal também já prevê a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo para quem for condenado a pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a administração pública. “Porém, os efeitos não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença”, afirma.

Davi Alcolumbre diz que, com a medida proposta, a sentença penal condenatória por apropriação indébita previdenciária vai dar efeito automático à perda do cargo, função ou emprego público e à interdição para o exercício de qualquer outra função pública pelo dobro do prazo da pena aplicada. Atualmente, já existe essa previsão para o caso dos crimes de tortura.

O deputado destaca a importância de medidas para coibir desvios na arrecadação previdenciária. “A apropriação indébita traz prejuízos ao segurado, no momento da comprovação de cumprimento de períodos de carência e de requisitos para benefícios de aposentadoria, uma vez que as contribuições foram descontadas dos respectivos salários, mas não foram repassadas para registro nos sistemas da Previdência Social.”

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada em Plenário.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra