quinta-feira, 15 de março de 2012

Reajuste de auxílio-alimentação só seria possível em 2013



BSPF     -     15/03/2012





Enquanto servidores em todo o Brasil realizavam um Dia Nacional de Lutas em defesa dos servidores e serviços públicos , as 31 entidades nacionais que participam da Campanha Salarial 2012 estavam em reunião no Ministério do Planejamento com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. A reunião desta quinta teve como tema central a busca de reajustes em benefícios como o auxílio-alimentação. 



Apesar de o assunto já ter sido exaustivamente debatido desde 2011 e ter sido interrompido apenas devido ao inesperado falecimento de Duvanier Paiva, Mendonça disse que reajustes em benefícios só poderiam ser concedidos em 2013. As entidades reagiram afirmando que a postura adotada pelo governo não ajuda no avanço das negociações e pode acirrar os ânimos da categoria. Solicitaram ainda a revogação da Portaria 13/2012 (veja aqui) que limita e congela valores do auxílio-alimentação em R$378. Confira a seguir as atividades que marcaram o Dia Nacional de Luta nos estados.

Depois de muito debate o Planejamento se comprometeu a analisar os estudos sobre o tema (veja aqui) feitos pela subseção do Dieese na Condsef e entregues hoje na reunião. 


Mendonça chegou a destacar que há possibilidade de avanço nas negociações sobre benefícios. Como o tema da reunião demandou intenso debate uma reunião ficou agendada para a próxima quinta, 22, para tratar dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, com destaque para o PL 2203/11 que aguarda votação e prevê readequações em tabelas a partir de 1º de março deste ano de uma série de categorias. Outra reunião foi agendada para o dia 28, mesma data da marcha à Brasília que trará servidores de todo o Brasil em busca de avanços nos processos de negociação. No dia 28 todos os pontos discutidos voltarão à pauta, incluindo os prazos para finalizar as negociações.


Fonte: Condsef




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra