quinta-feira, 15 de março de 2012

Reajuste de auxílio-alimentação só seria possível em 2013



BSPF     -     15/03/2012





Enquanto servidores em todo o Brasil realizavam um Dia Nacional de Lutas em defesa dos servidores e serviços públicos , as 31 entidades nacionais que participam da Campanha Salarial 2012 estavam em reunião no Ministério do Planejamento com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. A reunião desta quinta teve como tema central a busca de reajustes em benefícios como o auxílio-alimentação. 



Apesar de o assunto já ter sido exaustivamente debatido desde 2011 e ter sido interrompido apenas devido ao inesperado falecimento de Duvanier Paiva, Mendonça disse que reajustes em benefícios só poderiam ser concedidos em 2013. As entidades reagiram afirmando que a postura adotada pelo governo não ajuda no avanço das negociações e pode acirrar os ânimos da categoria. Solicitaram ainda a revogação da Portaria 13/2012 (veja aqui) que limita e congela valores do auxílio-alimentação em R$378. Confira a seguir as atividades que marcaram o Dia Nacional de Luta nos estados.

Depois de muito debate o Planejamento se comprometeu a analisar os estudos sobre o tema (veja aqui) feitos pela subseção do Dieese na Condsef e entregues hoje na reunião. 


Mendonça chegou a destacar que há possibilidade de avanço nas negociações sobre benefícios. Como o tema da reunião demandou intenso debate uma reunião ficou agendada para a próxima quinta, 22, para tratar dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, com destaque para o PL 2203/11 que aguarda votação e prevê readequações em tabelas a partir de 1º de março deste ano de uma série de categorias. Outra reunião foi agendada para o dia 28, mesma data da marcha à Brasília que trará servidores de todo o Brasil em busca de avanços nos processos de negociação. No dia 28 todos os pontos discutidos voltarão à pauta, incluindo os prazos para finalizar as negociações.


Fonte: Condsef




MAIS NOTÍCIAS...