sábado, 18 de agosto de 2012

Itamaraty também para


Vera Batista
Correio Braziliense     -     18/08/2012





Os servidores do Itamaraty, que tinham retornado ao trabalho em 2 de julho, voltam a entrar em greve, a partir do próximo dia 22, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem, durante assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SindItamaraty). 


A paralisação de diplomatas, assistentes e oficiais de chancelaria afetará tanto as unidades do Ministério das Relações Exteriores no Brasil quanto as embaixadas e os consulados no exterior. A decisão de cruzar os braços novamente é uma resposta à recusa do Ministério do Planejamento de apresentar contraproposta às reivindicações dos integrantes do Serviço Exterior Brasileiro (SEB).

Segundo o porta-voz do
SindItamaraty, Helder Nozima Pereira, houve dois encontros com o secretário de Relações do Trabalho do ministério, Sérgio Mendonça, mas a promessa de nova reunião até 17 de agosto não foi cumprida. "Protocolamos ofício para sermos recebidos e nem sequer tivemos resposta. Se o Planejamento só ouve quem está em greve, então entraremos em greve", argumentou Pereira.


Entre18 de junho e 2 de julho, servidores de130 representações diplomáticas brasileiras no exterior iniciaram a primeira greve da história do Itamaraty, que só foi suspensa porque se aguardava o resultado das negociações com o Planejamento. Os servidores reivindicam remuneração por subsídio para assistentes e oficiais de chancelaria, reposição de perdas inflacionárias para as três carreiras do SEB e reestruturação dos planos de carreira. A paralisação afeta todos os serviços do Itamaraty, como emissão de vistos e passaportes.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra