sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Negociações com grevistas terminam no fim de semana, afirma secretário


Flávia Foreque
Folha de S. Paulo      -     24/08/2912




O governo quer encerrar a negociação com as diversas carreiras do funcionalismo público federal em greve ainda neste fim de semana. O prazo final para a entrega da previsão do orçamento de 2013 ao Congresso Nacional se encerra na próxima sexta-feira.

"As reuniões que vão ocorrer [na próxima semana] já são de retorno. É normal que as entidades façam as assembleias, avaliem, e depois retornem apenas pra gente desfechar o processo de negociação e [assinar] o acordo", afirmou nesta sexta-feira o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça.


Durante o fim de semana, estão previstas cerca de 20 reuniões com sindicatos de servidores.


Hoje, o governo assinou o acordo com técnicos-administrativos das universidades federais e encerrou assim a negociação com o setor da educação. A mesa de debates com os docentes das instituições federais foi encerrada no início do mês, com a assinatura da proposta com o Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior).


"Com esses acordos nós estamos fechando com mais de 40% dos servidores ativos e um terço de todos os servidores públicos federais do executivo civil", disse o secretário. O impacto das duas ofertas nos próximos três anos é de R$ 7 bilhões.


OTIMISMO
Mendonça avalia que boa parte das categorias irá aceitar a oferta do governo: reajuste de 15,8% até 2015.


"Várias categorias estão sinalizando positivamente. Como temos dois dias árduos pela frente, espero que a imensa maioria das entidades que representam os servidores possa assinar o acordo. Estou moderadamente otimista."


O secretário afirmou ser "pouco provável" a manutenção da greve após 31 de agosto, data limite para a conclusão do orçamento de 2013. "A avaliação tende a ser: 'Voltamos à mesa de negociação e de diálogo no ano que vem, em 2013'", disse.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra