domingo, 16 de setembro de 2012

Sindicato nacional decide pelo fim da greve nas universidades federais


G1     -     16/09/2012




Suspensão unificada será comunicada às instituições até a sexta-feira (21).


Comando nacional de greve comunicou o encerramento de atividades.

São Paulo - O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) informou em nota neste domingo (16) que a greve nacional das universidades federais deve ser encerrada nesta semana.


Segundo a nota, a decisão do sindicato de encaminhar a suspensão unificada da greve nacional às instituições de ensino foi tomada "após a após criteriosa avaliação do quadro das assembleias gerais". A suspensão será comunicada às instituições entre a segunda (17) e a sexta (21).


O comando nacional de greve foi encerrado neste domingo, diz a nota. "Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12", complementa o sindicato.


A greve foi deflagrada no dia 17 de maio e chegou a ter a adesão de 57 das 59 universidades federais do país. Até a semana passada, perto de completar quatro meses, ainda contava com a adesão de 13 instituições, segundo o Ministério da Educação.


As universidades que continuam em greve terão de seguir a decisão do sindicato nacional.


O MEC quer a reposição completa do período em greve. Cada instituição terá autonomia para montar o calendário de reposição, porém, as aulas devem prosseguir até o ano de 2013.


As universidades federais começaram a planejar o calendário de reposição das aulas.


Nos casos mais extremos, o calendário letivo de 2012 só vai terminar em abril do ano que vem.

O governo federal fechou acordo com outra entidade sindical, o Proifes, no início de agosto e deu por encerrada as negociações sobre salários e carreiras.


Segundo o MEC, as últimas universidades a saíram da greve, na sexta (14), foram as do Paraná, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rural do Rio de Janeiro. Na quinta, haviam sido os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal de Tocantins e a Federal de Roraima.


Na quarta-feira (12), as universidades federais do Amazonas (UFAM), Maranhão (UFMA), Uberlândia (UFU), Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Ouro Preto (UFOP) e Paraíba (UFPB) decidiram encerrar a greve.


Das 59 instituições federais de educação superior, duas não aderiram às paralisações – as federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Itajubá (Unifei).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra