terça-feira, 17 de setembro de 2013

Audiência discute como aferir a transparência de órgãos públicos


Agência Câmara Notícias     -     17/09/2013




A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle discute nesta tarde o nível de transparência dos órgãos governamentais, a qualidade dos gastos públicos e dos serviços prestados.

Para discutir o assunto, a comissão convidou Claudia Cappelli, representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio). Ela vai explicar o modelo de referência e avaliação em transparência organizacional que está sendo desenvolvido pela universidade.

A partir desse modelo será possível aferir o quão transparente é um determinado órgão ou organização e propor ações para melhorar a adoção e a visibilidade de práticas relacionadas à transparência.

Os deputados do PSDB que pediram a audiência, Vanderlei Macris (SP) e Otávio Leite (RJ), acreditam que, analisar as estratégias de alocação de verbas públicas, a qualidade dos gastos governamentais e, principalmente, a transparência de todo o processo, é indispensável para discutir adequadamente os mecanismos para o aprimoramento da governança.

Os parlamentares defendem ainda a criação de um selo de transparência a qual, segundo eles, está embasada em outras iniciativas bem sucedidas no cenário nacional, como o Programa Melhoria do Processo de Software Brasileiro, que vem atribuindo níveis de maturidade para as organizações produtoras de software.

A audiência será realizada no Plenário 10, às 14h30.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra