sábado, 21 de setembro de 2013

Benefícios suspensos em setembro por falta de recadastramento


BSPF     -     21/09/2013




O Ministério do Planejamento informou em nota nesta sexta-feira (veja aqui) que vai suspender o pagamento de 8,3 mil servidores aposentados e pensionistas da União que não compareceram à rede bancária entre março e junho para fazer o recadastramento referente a 2013. A suspensão acontece a partir da folha de pagamento deste mês de setembro que estaria disponível no dia 1º de outubro.

Segundo o Planejamento foram feitas várias tentativas para localizar esses servidores, sem sucesso. O processo de recadastramento acontece com o aviso de comparecimento que é enviado três vezes ao servidor. Ainda de acordo com o Planejamento a unidade da Federação com maior número de suspensões é o Distrito Federal (2.875), seguido por Rio de Janeiro (1.419) e Pará (426). A Condsef solicita a suas entidades filiadas que promovam campanhas nos estados para localizar esses servidores.

O comparecimento urgente é importante para evitar prejuízos maiores já que assim que o recadastramento for efetuado os pagamentos são reestabelecidos. Os servidores que já tiveram a suspensão do pagamento autorizada pelo governo só poderão se recadastrar no órgão ou entidade de RH que concedeu o benefício. Nestes casos não é mais possível efetuar o recadastramento na rede bancária. Este ano, 86% dos convocados já se recadastraram até setembro. Todo o processo de atualização cadastral abrange cerca de 710 mil servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

O recadastramento anual é obrigatório e necessário para garantir a continuidade do recebimento de provento ou pensão. A condição é estabelecida pela Lei 9.527/97 que determina que aqueles servidores aposentados ou pensionistas que não se apresentarem para atualização de dados cadastrais, até a data estimada para o seu término, vão ter o pagamento de seus benefícios suspensos a partir do mês subsequente do limite para cadastro.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra