segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fenapef busca equiparação do auxílio-alimentação com o TCU


BSPF     -     09/09/2013




A Fenapef protocolou no último dia 15/08/2013 ação judicial coletiva objetivando isonomia com os servidores do TCU, no que tange ao valor recebido a título de auxílio-alimentação.

Segundo apurado, os servidores da Corte de Contas recebem a referida verba no importe de R$ 740,96, enquanto os servidores da Polícia Federal percebem apenas metade desse valor.

A ação foi distribuída para a 22ª Vara da Seção Judiciária da Justiça Federal do Distrito Federal, sob o protocolo nº 0044707-19.2013.4.01.34.

É bom lembrar que o assunto se encontra em debate no STF, por meio do Recurso Extraordinário – RE nº 710293, para o qual foi reconhecido o instituto da repercussão geral, ou seja, a decisão terá efeito erga omnes (terá aplicação uniforme em todo Brasil).

Esse processo no STF vem recebendo vários pedidos de entidades sindicais e associativas para intervirem no processo na qualidade de amicus curiae, entretanto, decisão recente do relator Min. Luiz Fux, publicada em 22/08/2013, indeferiu vários pedidos.

Para o Ministro Fux “o acolhimento dos pedidos poderia tumultuar, sobremaneira, o feito e retardar o seu julgamento, ofendendo o preceito constitucional da duração razoável do processo”, ponderou.

Por essa razão a Fenapef não ingressará com o pedido de intervenção na qualidade de amicus curiae, no STF.

Novos esclarecimentos sobre as ações judiciais serão publicados nos próximos dias, e pedimos a compreensão dos filiados, pois está ocorrendo a reorganização do setor jurídico da entidade concomitante à grande quantidade de demandas prioritárias.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra