quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jornada dupla


Bárbara Nascimento
Correio Braziliense     -     12/02/2014




O Senado Federal promulgou ontem uma emenda parlamentar que vai permitir que os 2.510 médicos militares das Forças Armadas possam acumular mais de um cargo público, como já acontece dentro do quadro de servidores civis da área médica. A medida, que tem como um dos objetivos diminuir a defasagem de 20% na carreira, ignora, contudo, a parcela de profissionais não militares, que, ano a ano, evade das organizações militares.

Um levantamento feito pelo Correio com base em dados do Hospital das Forças Armadas (HFA) mostra que, em Brasília, o número de médicos civis só deixou de cair em um ano. Em 2003, havia 108 funcionários. Em 2008, quando chegou a 38 profissionais, o HFA fez concurso com 446 vagas. Nem todas foram preenchidos e, no fim do ano seguinte, a unidade de saúde tinha 392 médicos. Em outubro do ano passado, eram 290.

Um novo certame deve acontecer neste ano na tentativa de amenizar a situação. Em janeiro, o Ministério do Planejamento autorizou a seleção para a contratação de 150 médicos (civis), além de outros cargos. Os postos, no entanto, correm o risco de continuarem vazios. Fontes da instituição dizem que os baixos salários - na comparação aos oferecidos pelo Governo do Distrito Federal - levam à falta de interesse. Hoje, o vencimento inicial de um médico do HFA varia entre R$ 3.042 e R$ 7.142.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra