quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Policiais federais fazem novas manifestações em várias cidades


Hoje em Dia     -     12/02/2014




PF acusa governo de não defender a instituição da perda de competências e de corte de investimentos

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal fizeram paralisação de 24 horas ontem. Segundo informações da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a mobilização por melhores salários e condições de trabalho é realizada em frente as sedes da PF em todos os estados e no Distrito Federal.

Em alusão ao Dia Mundial do Enfermo comemorado ontem, os policiais usaram máscaras e encenaram uma Polícia Federal doente, com maca de hospital, balão de oxigênio e soros.

Cruzes vermelhas também estão sendo empunhadas como um pedido de socorro.

A Fenapef acusa o governo de maquiar os dados na divulgação de estatísticas de inquéritos instaurados. De acordo com a entidade, houve queda de 86%no número de indiciamentos nos crimes de colarinho branco, nas diversas formas de corrupção.

"O despencar do número de indiciados nos crimes de colarinho branco, na visão dos dirigentes sindicais da PF, é o reflexo da política de segurança do Ministério da Justiça, que criou vários mecanismos para controle político das investigações, e não tem defendido o órgão dos cortes de investimentos, e da perda de competências para o Exército e força nacional", diz a Fenapef.

O movimento reivindica a equiparação das carreiras às de oficial da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e auditor da Receita Federal, o que elevaria os salários em cerca de 100%. Um agente da PF ganha, em início de carreira, R$ 7.500 brutos.

A ideia é que passe a receber R$ 15 mil.

Os sindicatos prometem realizar mais três paralisações de 24 horas até o fim do mês. A categoria pode também cruzar os braços nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Na última sexta-feira, policiais federais realizaram um ato chamado de "algemaço" - algemas foram penduradas nas unidades.

VARGINHA

 Em apoio à paralisação nacional da categoria policiais de Varginha se vestiram de ET. Durante 24h, apenas 30% do efetivo funcionou na sede na cidade.

O único serviço que não teve prejuízo foi a emissão de passaportes.

A manifestação aconteceu na Praça Marechal Floriano, no Centro da cidade.

Os policiais vestiram o ET, símbolo da praça, com uma camisa com os dizeres "S.O.S Polícia Federal". Os policiais também se enfaixaram e usaram uma maca. O principal pedido da PF e m Varginha é a reestruturação da carreira, reconhecendo a função de nível superior.

UBERLÂNDIA

Profissionais de Uberlândia também participam da paralisação. Os policiais federais pedem um reajuste de 35% a 40%, enquanto o governo federal oferece 15,8%.

Mesmo com os servidores reunidos em frente à sede da polícia, os serviços básicos à população, como a emissão de passaportes, não foram comprometidos, apenas as investigações estão paralisadas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o movimento não descarta uma greve geral antes da Copa do Mundo, em junho.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra