segunda-feira, 18 de agosto de 2014

AGU defende no STF constitucionalidade de normas que tratam de reajuste salarial


BSPF     -     18/08/2014




A Advocacia-Geral da União (AGU) defende, no Supremo Tribunal Federal (STF), as leis que concederam reajustes aos servidores públicos do Estado da Bahia nos anos de 2013 e 2014. Neste sentido, faz referência ao entendimento da Corte de que a Constituição Federal não impõe a adoção de percentual específico para revisão geral anual dos vencimentos.

A manifestação da AGU decorre do ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5124. Nela, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil pede a anulação da vigência de índices de reajustes nos respectivos anos. A entidade considerou que a aplicação dos dispositivos afrontaria o artigo 37, incisos X e XV, da Constituição Federal, que assegura aos servidores públicos a revisão geral anual e a irredutibilidade de sua remuneração.

No entanto, a Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão da AGU, sustentou que a revisão geral da remuneração dos servidores do Estado da Bahia foi devidamente efetuada nos anos de 2013 e 2014, tendo sido adotado legalmente, após a avaliação da viabilidade orçamentária realizada pelos órgãos competentes, o índice de 2%, incidente a partir do dia 1º de janeiro de cada um dos referidos anos.

A SGCT destaca que o legislador estadual é competente para decidir, discricionariamente, sobre o índice da revisão concedida e o momento adequado para a produção dos seus efeitos financeiros, não havendo obstáculo ao deferimento de reajustes em acréscimo à revisão já efetuada. No caso, houve ainda a majoração nos vencimentos de 3,765%, a partir de 1º de julho de 2013 e de 3,84% na mesma data de 2014.

Em análise preliminar, a SGCT ressaltou a impossibilidade jurídica dos pedidos de inconstitucionalidade da entidade, cujo acolhimento dependeria da atuação do STF como legislador positivo.

Desta forma, a AGU manifestou-se pelo não conhecimento da ação e, no mérito, pela improcedência da ADI nº 5124, devendo ser reconhecida a constitucionalidade das expressões referentes às datas e percentuais contidos nas leis questionadas.

A SGCT é o órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à atuação judicial da União perante o STF. Ref. : ADI nº 5124 - STF.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra