domingo, 3 de agosto de 2014

Sindicato cobra o pagamento de meia diária por deslocamento de longas distâncias


BSPF      -     03/08/2014




O Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SinaMPU) entrou com ação coletiva para seus filiados, cobrando meia diária para os deslocamentos de longas distâncias da sede, independentemente de haver pernoite. O objetivo é ressarcir os trabalhadores dos gastos extraordinários com alimentação e transporte.

Moyses Bemerguy, diretor da entidade, explicou que a lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, prevê o pagamento. "Motoristas, peritos e qualquer funcionário que acompanhe o promotor ou o procurador em diligência merece o benefício. Mas, até hoje, a lei não é cumprida e a administração paga só quando há pernoite", destaca.

Segundo o advogado Rudi Cassel, da assessoria jurídica do sindicato (Cassel & Ruzzarin Advogados), o orçamento familiar do funcionário é afetado, até porque não é possível prever gastos, uma vez que a viagem ocorre dentro das necessidades da União. "É preciso limitar o afastamento dos servidores da sede onde atuam. A partir dessa distância, entra em vigor meia diária, considerando que o deslocamento de diligências condiciona o servidor a refeições e transporte, além de tempo do percurso fora do comum, que exige gastos imprevistos ou não cobertos por suas remunerações", analisa.

Fonte: Correio Braziliense


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra