quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Gestores apontam benefícios do trabalho a distância no serviço público


BSPF     -     08/10/2015




Representantes de órgãos governamentais apresentaram nesta terça-feira (6) na Câmara dos Deputados dados comprovando os benefícios do trabalho à distância em algumas atividades do setor público.

A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público discutiu em audiência pública o Projeto de Lei 2723/15, do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que regulamenta a modalidade de trabalho remoto - conhecida também por teletrabalho ou home office – no serviço público, em funções que não lidam com o público externo e nas quais seja possível adotar sistemas de produção mensuráveis e mecanismos de controle.

Projetos em prática

O diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Carlos Alberto Araújo Netto, relatou a experiência do banco - que começou este ano no setor de tecnologia e será ampliada no próximo ano para outras áreas - e apontou um ganho de 38% em produtividade. “Modernidade é antecipar tendências. E o home office é uma tendência que veio para ficar. Ganhamos não só em produtividade, mas também na satisfação pessoal dos nossos colaboradores”, afirmou Netto.

O diretor relatou que mais de 100 servidores do BB aderiram ao programa. “Temos uma servidora em São Paulo que gastava quase quatro horas por dia para ir e voltar do trabalho e hoje produz muito mais trabalhando em casa, ganhando para si esse tempo todo que perdia com deslocamento”.

O Tribunal de Contas da União (TCU) adotou desde 2012 um programa de escritório remoto, do qual participam hoje 486 servidores, de um total de 2,7 mil. Segundo o secretário de Gestão de Pessoas do TCU, Adriano Cesar Amorim, pesquisa interna realizada neste ano mostrou que 34% dos servidores afirmam que o maior benefício é a flexibilidade e a autonomia, enquanto 26% dizem que é o aumento da produtividade. A pesquisa apontou uma satisfação geral com o programa de quase 80% e, questionados sobre qual a maior dificuldade que enfrentaram, 46% apontaram que não tiveram nenhuma.

Critérios

Um dos pioneiros no teletrabalho, o Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) iniciou o processo de implantação do trabalho remoto em 2005 e conta atualmente com 104 servidores atuando nesta modalidade. “Colocamos uma série de critérios, como privilegiar quem pode reservar um cômodo da casa somente para o home office. Também agendamos reuniões e atividades frequentes na nossa sede para que os servidores não se desliguem da cultura do Serpro”, contou Giovanna Maria de Aguiar, gerente do Departamento de Gestão Estratégica do Serpro.

O deputado Daniel Vilela destacou que o home office é tendência mundial, tanto na iniciativa privada - que está mais avançada na adoção do trabalho a distância - quanto no serviço público. No entanto, a legislação trabalhista brasileira pode dificultar a expansão do modelo. “Temos de encontrar meios de conciliar as questões trabalhistas com essa nova modalidade de trabalho. Não podemos engessar nossas regras e perder a oportunidade de ganhar em produtividade, qualidade de vida para os servidores e sustentabilidade, já que há uma redução no volume de carros no trânsito. Além disso, o teletrabalho gera também economia para os órgãos públicos - com aluguéis, por exemplo -, que é algo que toda gestão deve buscar constantemente”, afirmou Vilela.

Todos os convidados destacaram que o home office trouxe como benefício extra o ganho em modernização nos órgãos, devido à necessidade de adaptar e modernizar os sistemas e as ferramentas de trabalho. “Trabalho remoto é sinônimo de tecnologia e neste aspecto ganham todos”, afirmou Joselma Oliveira Goulart, diretora para Assuntos Governamentais da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt) e autora do livro “Teletrabalho - Alternativa de Trabalho Flexível”. “Não fomos educados num paradigma de trabalho a distância, nossa cultura ainda é presencial, mas isto está claramente mudando”, completou Joselma.

Adesão voluntária

Todos os convidados para a audiência pública frisaram que a adesão ao programa é voluntária e o comando dos órgãos em que atuam pode desligar imediatamente o funcionário do programa caso este não apresente o desempenho desejado, assim como o colaborador pode a qualquer momento requerer seu desligamento do programa.

Fonte: Agência Câmara Notícias


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra