sábado, 9 de setembro de 2017

Juros do consignado de aposentados e servidores vão cair


BSPF     -     09/09/2017




Governo estuda baixar taxa de crédito com desconto em folha a 2,05% ao mês para funcionalismo. INSS não definiu novo teto

Rio - O governo federal estuda reduzir as taxas das operações de empréstimo consignado para servidores, aposentados e pensionistas do INSS. Com a queda da taxa Selic anunciada ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para 8,25% ao ano, ganha força a proposta de também baixar os juros dos créditos com desconto em folha para os funcionários públicos da União e segurados da Previdência Social.

Para o funcionalismo, a redução será do patamar de 2,2% para 2,05% ao mês. Já para os aposentados, o novo percentual ainda não está definido. Atualmente, o teto estabelecido pelo INSS é de 2,14% ao mês para o consignado.

Questionado pelo DIA, o Ministério do Planejamento informou que a redução dos juros dos empréstimos com desconto em folha para servidores federais faz “parte de estudos que estão tramitando internamente” na pasta. Mas que ainda não há decisão tomada.

O ministério esclareceu ainda que para que as taxas sejam reduzidas “é necessária a publicação de portaria assinada pelo ministro do Planejamento (Dyogo Oliveira) e não há definição de quando isso ocorrerá”. Em Brasília, especula-se que será nos próximos dias.

A Secretaria de Previdência, subordinada ao Ministério da Fazenda, informou que houve reunião do Conselho Nacional da Previdência para discutir a redução dos juros. Porém, ainda não foi batido o martelo de qual percentual será estipulado como teto.

Oitava queda consecutiva

O Copom, do BC, decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros em um ponto percentual, de 9,25% para 8,25% ao ano. O corte foi o oitavo consecutivo e coloca a Selic no patamar mais baixo desde maio de 2013, ainda no governo Dilma, quando estava em 8% ao ano.

A redução terá impacto no rendimento da poupança. Pela regra em vigor, quando a Selic fica igual ou acima de 8,5% ao ano, a caderneta rende 6,27% ao ano (0,5% ao mês) mais a TR. Abaixo de 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da taxa, ou seja passará a 5,78% ao ano.

Bancos repassam queda da Selic

Logo após o anúncio da queda da Selic, os principais bancos do país divulgaram que vão repassar a redução para os clientes. O Banco do Brasil mexeu nos juros do crédito imobiliário. Para as linhas do SFH, as novas taxas passam a variar entre 9,24% a 10,44% ao ano, ante os 9,74% e 10,69% ao ano cobrados até aqui. Já na Carteira Hipotecária, eram 10,65% e 11,74% ao ano e agora serão de 10,15% na mínima e 11,49% ao ano a maior.

O Bradesco repassará o corte às linhas de crédito de pessoas física e jurídica. O Itaú Unibanco também anunciou nova redução de juros, que começa a valer a partir de 13 de setembro. Para pessoa física haverá redução nas taxas do empréstimo pessoal e cheque especial. O Santander informou que também mexeu nas taxas. Segundo o banco, a mínima do crédito pessoal caiu de 1,79% ao mês para 1,69% ao mês. Já a taxa mínima de financiamento de veículos passou para 1,12% ao mês.

Fonte: O Dia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra